Chambre Noir: A tradução do olhar


posted by Jessica Tavares on

1 comment

Lápis e papel na mão, uma ideia na cabeça e assim aos poucos nasceu a Chambre Noir. O nome que é uma invenção desde 470 a.c. na China, é um objeto ótico que tenta imitar a visão humana do mundo. Essas imagens são refletidas numa superfície plana, foi usada com várias funções é uma invenção que pode ser vista como a bisavó da câmera fotográfica. Como um objeto ótico, usa espelhos e é como uma representação plana de um determinado tema assim como a Chambre Noir. São feitas releituras de temas e também são criados posters originais.



Alguns desses posters sugiram de uma conversa, de um desenho, de um filme, de um artista. O desenhista Caio Arias cria o desenho e depois é feito uma manipulação digital até chegar ao ponto final do desenho. O processo dura cerca de 10 a 15 dias em média. A imagem impressa tem uma ótima qualidade por se tratar de um processo químico e não uma impressão a jato ou tonner.

"Eu sempre fiz essas imagens por prazer e sempre deixei elas guardadas. Um dia minha esposa surgiu com a idéia de transformar isso numa coisa "´pública". Os primeiros posters da Chambre Noir foram feitos sem a intenção de serem vendidos", afirma Caio Anias

Os temas são os mais diversos possíveis,  como personagens de quadrinhos, artistas plásticos, filmes, etc. e também são feitas releituras sob o ponto de vista do artista. "Não penso a Chambre Noir como arte, penso como uma busca de temas que fizeram (e fazem) parte da nossa cultura, de onde buscamos informação, do nosso dia-a-dia, então, nosso consumidor é esse que busca e curte as mesmas coisas que nós", conclui Caio.

Em breve eu vou adquirir o meu post, e já tenho os meus prediletos. Corre lá no  blog da Chambre Noir e escolha seus prediletos também: http://chambrenoir.wordpress.com





--



Jéssica Tavares

Futura jornalista, Jéssica Tavares divide seu tempo entre estudar para o curso de comunicação social e trabalhar como analista de mídias sociais. Ler, escrever, criar, fotografar, fazer arte é o que move o seu dia a dia.


Twitter   E-mail






1 comment

Leave a Reply