Leitura começa na infância


posted by Jessica Tavares

No comments

Quando eu tinha 10 anos a leitura certamente não fazia parte do meu cotidiano, meu mundo era ir pra escola, brincar, assistir Tv e só. Mas aí veio o tio Pedro, um leitor nato que tinha uma linda biblioteca em seu quarto. Lembro-me que adorava sentar em frente a estante, passava os dedos nos livros e ficava lendo as capas dos que eu achava interessante. Nada mais. 
Um dia cheguei em casa e lá estava tio Pedro com a revista Ciência Hoje nas mãos e deu as seguintes coordenadas:

-- Jéssica e Thais, assinei a revista para vocês praticarem a leitura. Vocês vão ler a revista toda e depois conversaremos sobre o que vocês acharam interessante.

Fui bem resistente quanto a isso e enrolava um monte pra ler a revista, mas a partir do momento que mergulhei na leitura, confesso... entrei num novo mundo, descobri muitas coisas e as vezes eu queria só ficar ali, num canto onde minhas revistas pudessem me fazer companhia.
Depois disso ganhei meu primeiro livro, também do tio Pedro, O Menino do Dedo Verde foi uma outra porta para o mundo da leitura e que veio acompanhado de muitos outros. Hoje tenho uma coleção de livros e não consigo viver sem ler, é meu passatempo, meu hobby, minha paixão, meu momento de descanso e aprendizado. 
Sou muito grata pelo tio Pedro ter sido insistente comigo e ter me apresentado um novo mundo, cheio de possibilidades que é a leitura.


E que tal presentar seu filho, sobrinho, amigo, seja quem for. Introduzir uma criança no mundo da leitura?
É através da leitura que a pessoa aprenderá a ter opinião. Não devemos introduzir as crianças em nossos padrões, devemos dar a ferramenta para que elas aprendam a analisar e futuramente saber escolher seus caminhos. 

--

Por mais que eu não goste de confessar isso, a matemática está presente em tudo o que fazemos e eu acho fascinante como podemos aprender a lidar com os números através da arte, aliás, se as escolas aplicassem esse método, seria muito mais fácil aprender a matemática. E foi assim que eu encontrei um livro voltado para o público infantil, da autoria de Egídio Trambaiolli, Vitrúvio para crianças é um livro que levará a criança a entender como a matemática está presente nos poemas, na música, na pintura, nas esculturas e em mais uma quantidade incrível de manifestações artísticas. Um livro que irá mostrar como a história da arte e a matemática se completam.

Você pode adquirir o livro pelo site da Editora Uirapuru: http://www.editorauirapuru.com.br/

--

Jéssica Tavares

Leave a Reply