Eu quero mais "proesia"


posted by Jessica Tavares on , , , , , , , ,

No comments




 Andando pela Avenina Paulista sem rumo, eu e Flávio Rodrigues procurávamos por alguma atração diferente que pudesse nos aproximar da rica produção cultural da cidade de São Paulo. Entre risos e brincadeiras, avistamos a Casa das Rosas. Um casarão com arquitetura eclética e antiga que despertava o olhar de quem passava por ali. Ao parar em frente para entender a movimentação, eu e Flávio vimos um banner que dizia: Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Quase que no mesmo segundo nos olhamos e a confirmação foi o sorriso misturado com ansiedade de ver o que havia lá dentro. Nós dois, artistas de coração, apaixonados por leitura, apertamos o passo e olhávamos por todo lado tentando escolher o que iríamos ver primeiro. Um guarda nos indicou onde estava a exposição literária e então fomos conferir...







O poeta, crítico e trautor Haroldo de Campos nasceu em 1929, em São Paulo, one faleceu em 2003. Nos anos 1950, criou, com Augusto de Campos, seu irmão, e Décio Pignatari, o grupo e a revista Noigandres e o movimento da poesia concreta, difundido no mundo todo.
     Celebrizou-se como o autor das Galáxias, o transcridor da Bíblia, da Ilíada e de poemas dos mais diversos idiomas, além de crítico inovador, que resgatou autores fundamentais como Gregório de Matos e Oswald de Andrade, entre outros.
     Haroldo de Campos formou sua biblioteca ao longo de quase sessenta anos, reunindo cerca de vinte mil volumes em sua residência, em Perdizes, chamada por ele de "Bibliocasa". Desde 2003, com doação realizada por seus herdeiros, essa biblioteca constitui o Acervo Haroldo de Campos, da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

















Fotos: Jéssica Tavares


Conheça mais sobre a Casa das Rosas e a exposição: http://www.casadasrosas-sp.org.br/




---













Jéssica Tavares
Aprendiz de fotógrafa, futura jornalista, Jéssica Tavares divide seu tempo entre estudar para o curso de comunicação social e trabalhar como analista de mídias sociais. Ler, escrever, criar, fotografar, fazer arte é o que move o seu dia a dia. 

Leave a Reply