Nelson Rodrigues 99 anos


posted by Jessica Tavares on , , , ,

No comments



   Dia 23 de agosto se Nelson Rodrigues estivesse vivo, completaria 99 anos.
   Nascido em Recife PE em 1912 o polêmico Nelson marca o surgimento do teatro moderno no Brasil com a peça Vestido de Noiva. Distante de qualquer modismo, tendência ou movimento, cria um estilo próprio e é hoje considerado o maior dramaturgo brasileiro.

   Reunimos algumas fotos e arquivos importantes sobre as obras do autor, confira:




Trecho de Vestido de Noiva
(...)
Madame Clessi
Quer falar comigo?
Alaíde (aproximando-se, fascinada)
Quero, sim. Queria...
Madame Clessi
Vou botar um disco. (Dirige-se para a invisível vitrola, com Alaíde atrás)
Alaíde
A senhora não morreu?
Madame Clessi
Vou botar um samba. Esse aqui não é muito bom. Mas vai assim mesmo. (Samba surdinando) Está vendo como estou gorda, velha, cheia de varizes e de dinheiro?
Alaíde
Li o seu diário.
Madame Clessi (cética)
Leu? Duvido! Onde?
Alaíde (afirmativa)
Li, sim. Quero morrer agora mesmo, se não é verdade!
Madame Clessi
Então diga como é que começa. (Clessi fala de costas para Alaíde)
Alaíde (recordando)
Quer ver? É assim... (Ligeira pausa) "Ontem, fui com Paulo a Paineiras"... (feliz) É assim que começa.
Madame Clessi (evocativa)
Assim mesmo. É.
Alaíde (perturbada)
Não sei como a senhora pôde escrever aquilo! Como teve coragem! Eu não tinha!
Madame Clessi (à vontade)
Mas não é só aquilo. Tem outras coisas.
Alaíde (excitada)
Eu sei. Tem muito mais. Fiquei!... (Inquieta) Meu Deus! Não sei o que é que eu tenho. É uma coisa - não sei. Por que é que eu estou aqui?
Madame Clessi
É a mim que você pergunta?












---


Jéssica Tavares

Aprendiz de fotógrafa, futura jornalista, Jéssica Tavares divide seu tempo entre estudar para o curso de comunicação social e trabalhar como analista de mídias sociais. Ler, escrever, criar, fotografar, fazer arte é o que move o seu dia a dia. 

Leave a Reply