Por fora: O Arquiteto, Por dentro: O Grande Artista


posted by Jessica Tavares on , , ,

No comments



  Ano passado eu assisti a uma palestra de João Armentano e postei no meu antigo blog sobre a experiência de conhecer um pouco do trabalho do arquiteto que quebra fronteiras e busca inovação e ousadia em seus trabalhos, combinados com a paixão e dedicação pelo trabalho.
   Minha surpresa foi ao assistir a palestra e notar que Armentano busca em suas criações a essência das coisas. Ele traz em cada móvel, cada objeto de decoração um porque e uma deliciosa resposta. Uma de suas criações foi uma pia de banheiro que feita de vidro, alonga-se até o chão, de modo que a pessoa quando lava as mãos pode notar como a água cai. Desta forma provoca na pessoa um "porque" de lavar as mãos e assim poder refletir sobre o quanto a água é importante na vida do ser humano.
   As criações do arquiteto são inusitadas, seu trabalho consiste em conhecer o cliente em sua essência e poder projetar uma casa ou decoração conforme o gosto e personalidade da pessoa. Traz a identidade do cliente e provoca conforto com a sensação de realmente estar em casa.
   Certamente sua palestra não era sobre a essência de seu trabalho, muito menos para ensinar como apreciar a arquitetura, mas a paixão com a qual ele proferia cada palavra era instigante. No fundo, por tráz do "arquiteto das estrelas" como é conhecido, nota-se o garoto apaixonado por arquitetura que expressa seus mais profundos sentimentos e desejos através de sua arte.
Este trabalho de João Armentano para a Casa Cor 2010 é minha predileta. Ele monta 20 pequenos ambientes em um porão de 28m² e o mais incrível é que estes ambientes foram projetados para um "frequentador" que é o rato. João usa neste ambiente miniaturas inspirados em vários personagens e estilos musicais. Vale a pena conferir mais.

Para conhecer mais sobre o arquiteto acesse o site: www.joaoarmentano.com


--

Jéssica Tavares

Aprendiz de fotógrafa, futura jornalista, Jéssica Tavares divide seu tempo entre estudar para o curso de comunicação social e trabalhar como analista de mídias sociais. Ler, escrever, criar, fotografar, fazer arte é o que move o seu dia a dia. 
  Twitter    Facebook   E-mail 

Leave a Reply