A tradição gaúcha está presente em todo o Oeste do Paraná, e se o tradicionalismo não perdeu suas raízes com o passar dos anos apesar da chegada das novas tendências do mundo moderno, há certamente responsáveis que merecem reconhecimento por isso.
Os CTG’s (Centros de Tradições Gauchas) que existem por todo país, surgiram por volta da década de 40 no Rio Grande do Sul. Criado inicialmente por homens do campo que ao irem para a cidade grande na busca de uma vida melhor, sentiram-se estranhos á cultura urbana e viram ni- sso a necessidade de criar um espaço que resgatasse sua própria identidade. Assim os CTG’s surgiram para contribuir no fortalecimento da união e preservação dos costumes gauchescos.
A expansão do CTG atingiu a quase todas as cidades da região sul do país. Assim ocorreu em Medianeira – PR. O CTG – Sentinela dos Pampas teve sua fundação registrada no dia 02 de junho de 1980, localizado na Rod BR 277, KM671, tendo como seus pioneiros: Ivan Pelissari, Nelson Fávero, Luiz Bonatto, Mario Seffrin, Décio Alberton, Garibaldi Camargo, José Moura, Graciliano Pegoretto, Irineu Pelissari, Arci Vanderlei Durão, dentre outros.

Os encontros da gauchada no CTG, dos quais Vando diz participar, ocorrem semanalmente, geralmente para en- saios. Nos dias de festival, são praticadas danças artísticas e rodeios campeiros. No caso dos rodeios é montado um circuito e vem o pessoal de toda região participar, além dis- so, nos dias festivos ocorre fandango, concurso de primeira prenda e peão, entre outras atividades. Aqui na região de Cascavel – Foz, os principais eventos são: Festoart, Fepart, Rodeio baiolo, Fecasthê.
Fotos: Acervo CTG
--
Post Colaborativo: Lucas Valentini
Meninas, obrigado pelo espaço disponibilizado para expor um texto que escrevi.
Parabéns pelo conteúdo do blog e continuem assim!
Forte abraço!