Preservando Raízes


posted by Jessica Tavares on , ,

1 comment


A tradição gaúcha está presente em todo o Oeste do Paraná, e se o tradicionalismo não perdeu suas raízes com o passar dos anos apesar da chegada das novas tendências do mundo moderno, há certamente responsáveis que merecem reconhecimento por isso.

Os CTG’s (Centros de Tradições Gauchas) que existem por todo país, surgiram por volta da década de 40 no Rio Grande do Sul. Criado inicialmente por homens do campo que ao irem para a cidade grande na busca de uma vida melhor, sentiram-se estranhos á cultura urbana e viram ni- sso a necessidade de criar um espaço que resgatasse sua própria identidade. Assim os CTG’s surgiram para contribuir no fortalecimento da união e preservação dos costumes gauchescos.


A expansão do CTG atingiu a quase todas as cidades da região sul do país. Assim ocorreu em Medianeira – PR. O CTG – Sentinela dos Pampas teve sua fundação registrada no dia 02 de junho de 1980, localizado na Rod BR 277, KM671, tendo como seus pioneiros: Ivan Pelissari, Nelson Fávero, Luiz Bonatto, Mario Seffrin, Décio Alberton, Garibaldi Camargo, José Moura, Graciliano Pegoretto, Irineu Pelissari, Arci Vanderlei Durão, dentre outros.

Hoje o CTG Sentinela dos Pampas possui cerca de 600 associados, e entre eles está Edivando F. Cherubini, que participa a mais de 13 anos e foi escolhido para falar um pouco mais sobre os gaúchos de Medianeira. Vando como prefere ser chamado, me disse que foi incentivado pelas primas a participar do CTG, e logo se identificou com tudo que fazem por lá. Ele falou também que nestes 13 anos que participa só ficou um ano fora, mas que logo tratou de vol-tar. No CTG aprendeu sobre a historia gauchesca, aprendeu um pouco da culinária, a dança e um pouco sobre a parte campeira. O que mais gosta nas tradições gaucha é a dança, e garante mandar muito bem nesse quesito. Ele falou também que fez amigos por lá e mantém um forte contato até hoje.

Os encontros da gauchada no CTG, dos quais Vando diz participar, ocorrem semanalmente, geralmente para en- saios. Nos dias de festival, são praticadas danças artísticas e rodeios campeiros. No caso dos rodeios é montado um circuito e vem o pessoal de toda região participar, além dis- so, nos dias festivos ocorre fandango, concurso de primeira prenda e peão, entre outras atividades. Aqui na região de Cascavel – Foz, os principais eventos são: Festoart, Fepart, Rodeio baiolo, Fecasthê.





Fotos: Acervo CTG

--

Post Colaborativo: Lucas Valentini

1 comment

  1. Lucas F , V,

Leave a Reply