A arte de registrar felicidade


posted by Jessica Tavares on

4 comments


O fotógrafo Jared Windmüller, natural de Joinville- SC, começou sua trajetória profissional no Japão, onde montou o seu primeiro estúdio e desenvolveu importantes trabalhos fotográficos. Em Barcelona, estudou no IDEP, Instituto Superior da Imagem e Fotografia. Percorreu a China e a Europa registrando a diversidade cultural, a natureza e suas paisagens típicas. 
Em 2007 de volta ao Brasil Jared  passou a desenvolver a técnica de fotojornalismo em casamento.
Jared Windmüller foi também um dos primeiros brasileiros a fazer parte do ISPWP (International Society of Professional Wedding Photographers) www.ispwp.com, instituição de prestígio internacional que reúne os melhores fotógrafos de casamento.
Esse renomado fotógrafo está em constante destaque nacional por seu belo trabalho, concedeu uma entrevista ao nosso blog. Confira!




Bastidores da Arte: Como e quando foi que você decidiu ser fotógrafo? E quando você optou por dedicar se a fotografia de casamentos?
Jared Windmüller: Decidi ser fotógrafo em 1994 quando tive a oportunidade de comprar minha primeira câmera fotográfica profissional. Na época eu viajava pelo Brasil todo a trabalho e sentia necessidade de registrar os lugares diferentes e bonitos nos quais eu passava. Depois morei entre 2001 e 2007 no Japão onde pude estudar fotografia, e adquirir equipamentos de ponta além de montar meu próprio estúdio e me dedicar à fotografia profissional de paisagens e pessoas. Só em 2008 quando retornei ao Brasil resolvi apostar no mercado de casamento, que estava em alta com uma tendência mais moderna que é o fotojornalismo.

Bastidores da Arte: O que é a fotografia pra você?
Jared Windmüller: Fotografia é uma arte preciosa demais, nela você memoriza e eterniza um momento histórico, é a oportunidade de guardar memórias de significado extremamente emocional.

Bastidores da Arte: Fotografar um dos momentos mais importantes da vida de duas pessoas é um trabalho bastante complexo, afinal cada casal tem um estilo e um jeito de ser. Em que você se baseia para direcionar as fotografias de cada evento?
Jared Windmüller: É preciso ter sensibilidade para captar de cada um sua essência, sua verdade. Cada pessoa é uma pessoa, e devemos levar em conta justamente levar em conta essa singularidade a fim de extrair o melhor de cada um, sempre buscando uma forma espontânea e natural.

Bastidores da Arte: Existe algum trabalho que marcou sua vida de maneira especial?
Jared Windmüller: Cada casal tem sua historia particular, uma energia, e por isso participamos de momentos muito especiais e únicos a cada dia. Tem um casamento grego que fotografei que foi muito especial, a noiva Katina e Cassio realizaram uma cerimônia em frente ao mar, onde ela chegou de surpresa em um barquinho, foi um momento muito marcante e emocionante, e a cerimônia foi toda típica grega com a dança dos quebra-pratos onde cerca de 200 pratos de porcelana foram quebrados.

Bastidores da Arte: Você foi um dos primeiros fotógrafos a trabalhar com a tendência “Trash the Dress” no Brasil. O que é essa tendência? E por que ela tem feito tanto sucesso?
Jared Windmüller: As fotos do casal depois do casamento quando estes já estão mais relaxados, passada a correria do casamento rendem um belo portfólio para o casal. Pois buscamos nesse ensaio fotos artísticas, compondo a paisagem com o casal para que este tenha uma rica lembrança deste momento tão especial da vida deles. Faz muito sucesso porque é uma idéia muito interessante, e o resultado deste ensaio TTD é de tirar o fôlego.

Bastidores da Arte: Alguns fotógrafos ainda não fizeram a transição da fotografia analógica para a digital, pois dizem que na analógica há um maior realismo. Como foi pra você essa transição? A analógica tem algo que a digital não proporciona?
Jared Windmüller: Como eu morei no Japao durante muitos anos, quando cheguei por lá a fotografia digital já fazia muito parte do cotidiano dos fotógrafos, era mais pratica e econômica, assim eu nunca tive problemas em me adequar. Hoje principalmente para fotógrafos de casamento o equipamento digital é sem sombras de dúvidas muito mais prático e funcional.

Bastidores da Arte: Quem seriam suas referencias na fotografia atual?
Jared Windmüller: Gosto muito do trabalho do americano Greg Gibson e do mexicano Fer Juarist.

Bastidores da Arte: Como você vê o futuro da fotografia de casamentos?
Jared Windmüller: Super promissor, cada vez mais a fotografia de casamento esta evoluindo mais e os profissionais estão buscando referencias e aperfeiçoando, é um mercado que só tem a crescer. 

Bastidores da Arte:  Qual conselho você daria para quem está entrando no mercado da fotografia agora?
Jared Windmüller: Buscar se atualizar e fazer muitos cursos e workshops, ler, assistir filmes, mergulhar de cabeça neste mundo da fotografia de casamento.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Jared acesse http://www.jaredwindmuller.com/

Algumas de suas obras...















 Cláudia Neis

Cláudia Neis é estudante de Comunicação, ama ler, escrever, dançar, viajar... É aprendiz de fotógrafa, gosta de diagramação. È apaixonada por qualquer tipo de arte, e  viciada em café e chocolate. Sonhadora ela corre atrás do que acredita.


4 comments

Leave a Reply